JETCast: Normas e regulamentos da escola

Escute o episódio completo abaixo

F.A.Q. [v 2017_03_30]

Prezado Aluno(a), seja muito bem-vindo à JET – Idiomas e Intercâmbio. É um orgulho termos você conosco. Este documento apresenta uma seleção de perguntas e respostas que descrevem a estrutura, organização e funcionamento da nossa escola. Antes de assinar o seu Contrato, você deverá ler este documento com atenção, pois ele foi elaborado especialmente para esclarecer todas as suas dúvidas e garantir que a nossa parceria seja um sucesso.

1. Qual é a carga horária do meu estágio?

Cada estágio possui uma carga horária de, no mínimo, 80 horas-aula. Porém, se considerarmos os programas especiais e atividades extracurriculares, você receberá mais de 100 horas de instrução, e o que é melhor, sem ter que pagar nada a mais por isso.

2. Eu tenho que fazer provas?

Sim, o sistema de avaliação é peça fundamental da metodologia da escola e obrigatório para todos os alunos. Antes da semana de avaliação, porém, você terá oportunidade de fazer um simulado para que possa estar familiarizado com a estrutura dos testes da escola, assim como possa ter uma noção de pontuação que tiraria numa situação real de teste.

3. Quantos alunos terei na minha classe?

A escola opera com o número otimizado de 10 alunos, em média, por turma. Assim, caso haja vagas, novos alunos poderão juntar-se à sua turma.

4. A escola libera alunos menores para ir para casa assim que terminar a aula?

A escola só libera alunos menores para saírem do recinto da escola com autorização prévia por escrito dos pais ou responsável legal.

5. A escola está preparada para dar segurança aos alunos?

Sim. A escola conta com equipamentos de segurança obrigatórios por lei. Contamos, também, com equipe treinada para situações de emergência e atendimento de primeiros socorros.

6. Vou ser forçado a falar só em inglês já na primeira aula?

Não. Você será incentivado, mas não forçado, a se expressar em inglês. O professor vai usar técnicas de ensino que o levarão a entender o conteúdo da aula e, gradativamente, você se sentirá confortável para usar o que aprendeu em inglês de maneira natural e no seu tempo.

7. Quais são os estágios do curso?

Um importante lema na JET é que o nosso aluno deve ter uma experiência total para a vida comunicando-se através do idioma. Dessa forma, os estágios foram desenvolvidos e agrupados em quatro trilogias sequenciais e alinhados com o renomado Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (QECRL):

JET Base 1,2,3 – a trilogia JET Base foi desenvolvida com o propósito de instrumentalizar o aluno iniciante com as ferramentas de base que ele necessitará para trilhar a sua jornada de estudos da língua inglesa de forma rica, prazerosa e eficaz.

JET Inter 1,2,3 – ao chegar à trilogia JET Inter, o aluno já está preparado para consolidar o que aprendeu na trilogia inicial, assim como expandir o seu repertório linguístico e cultural rumo à sua independência no uso do idioma.

JET Upper 1,2,3 – a trilogia JET Upper posiciona o aluno em um nível independente de uso do idioma e direciona esforços ao desenvolvimento de fluência total, assim como estudos de nuances e estratégias comunicativas avançadas.

JET Pro 1,2,3 – ao alcançar a última trilogia formal, denominada JET Pro, o aluno é considerado um falante proficiente do idioma e tem a oportunidade de direcionar seus estudos a projetos avançados de perfil acadêmico e profissional, com estágios preparatórios para exames internacionais de proficiência, tais como TOEFL, IELTS, FCE, CAE, CPE, assim como estágios ESP (English for Specific Purposes – Inglês para Propósitos Específicos), como, por exemplo, Business English (Inglês para Negócios). Em casos especiais, o aluno poderá participar de estágios JET Pro paralelamente ao seu estágio corrente, contanto que comprove que tem condições para tanto.

8. A JET oferece cursos de inglês para crianças?

Sim, temos estágios desenvolvidos especialmente para o público infantil, o JET Giants. Os estágios são desenvolvidos a partir de temas multiculturais e as aulas são repletas de interatividade com jogos, músicas, brincadeiras e vídeos. Os professores dos Estágios JET Giants são profissionais motivados, com perfil e treinamento especial para o trabalho com crianças. Ao final do ciclo de estágios, o aluno estará preparado para integrar as trilogias regulares.Consulte os cursos oferecidos.

9. O que estou comprando exatamente?

Basicamente, você está comprando uma prestação de serviços que inclui:

  • 80 horas-aula mínimas de instrução do seu estágio na língua-alvo. Na verdade, você paga por 80 horas-aula, mas recebe muito mais, dados os programas especiais da metodologia;
  • uso de espaço físico e de recursos didáticos em ambiente propício à aprendizagem da língua-alvo;
  • exposição interativa presencial com aulas semanais, durante as quais você poderá fazer perguntas, tirar dúvidas, treinar as suas habilidades de compreensão auditiva, fala / conversação, leitura  e  escrita;
  • serviço executado por profissionais experientes e qualificados na área de ensino-aprendizagem de idiomas para propósitos gerais e específicos;
  • condução de atividades didáticas presenciais e/ou virtuais com preparação e regência de aulas, correção de exercícios, avaliação de desempenho, propostas de remediação, sugestão de atividades, estratégias e materiais didático-pedagógicos;
  • disponibilidade para esclarecimento de dúvidas em regime presencial e virtual (via fórum da plataforma on-line, e-mail etc.);
  • acesso ao conteúdo on-line do seu estágio por meio da plataforma virtual de aprendizagem, quando disponível;
  • certificação a cada conclusão do último estágio de série ou trilogia.

10. Eu tenho que comprar o material didático?

Sim. O material didático é obrigatório e constitui elemento fundamental da metodologia da escola. Você o usará nas aulas e em casa para revisar as lições e fazer os exercícios de fixação. O material didático é vendido na própria escola.

11. Posso usar xérox dos livros didáticos nas aulas?

Não. É proibido o uso de xérox de livros didáticos nas dependências da escola. Assim, todo aluno deve adquirir o material didático relativo ao seu estágio antes do início das aulas, conforme explicitado em Contrato.

12. Estou pagando, então vou aprender, certo?

Infelizmente a equação não funciona dessa maneira. A função do professor é facilitar ou guiar a sua aprendizagem. Você paga pelas aulas e pela oportunidade de aprender a língua propiciada pelo professor, recursos da escola e o ambiente. Contudo, no final das contas, os fatores que irão determinar o seu sucesso, nessa empreitada, são: “o seu grau de motivação, comprometimento, determinação, atitude e responsabilidade com relação ao seu próprio aprendizado”. Na verdade, esses valores se aplicam a todas as áreas nas quais queremos obter sucesso. A aprendizagem é uma via de mão dupla. Se o professor fizer sua parte, assim como o aluno também fizer a sua, então teremos uma história de sucesso.

13. Vocês ensinam inglês americano ou britânico?

Adotamos a variante americana da língua inglesa na maioria dos nossos materiais didáticos como medida de padronização. Sabemos que hoje esta diferença não faz mais sentido, visto que 80% da população mundial usa o inglês como língua franca. Preferimos o termo “inglês internacional”, como o adotado pela maioria dos livros didáticos e materiais de referência atuais, pois retratam de forma mais realista o uso do idioma no mundo atual.

Temos professores que aprenderam a língua e se formaram em ambiente onde a variante americana era predominante. Obviamente, esses professores tendem a falar com um sotaque americano. Da mesma forma, temos professores com sotaque britânico ou de outras variantes da língua. Essa riqueza linguístico-cultural é uma enorme vantagem para os nossos alunos, pois estarão preparados para falar em inglês com nativos e não-nativos de qualquer parte do globo.

14. Quais são os materiais didáticos e recursos utilizados nas aulas?

Os materiais didáticos básicos utilizados nas aulas são:

  • livro do aluno (Student’s book);
  • apostila JET Sentences;
  • CD de áudio (arquivos mp3);
  • caderno ou fichário de anotações;
  • dicionário de bolso bilíngue (opcional).

Além dos materiais didáticos básicos, são também utilizados recursos áudio-visuais para melhor fixação do conteúdo da lição. O aluno também deve obrigatoriamente portar e fazer as atividades e exercícios designados pelo professor. É essencial também que o estudante adquira um aparelho de MP3 ou MP4 com fones de ouvido – tipo iPod ou SmartPhone – para que possa estar sempre ouvindo algo em inglês durante os momentos livres: seja no carro, no ônibus, em casa, no trabalho ou na escola.

15. Qual é a metodologia e como ocorrem as aulas?

Fundamentados em uma proposta comunicativa, os estágios, materiais didáticos e aulas na JET são desenvolvidos com base em princípios de destacadas abordagens e métodos de ensino/aprendizagem de idiomas, sempre levando em conta as necessidades locais do aprendiz brasileiro. O Centro Pedagógico da JET, com base no JET Brains Office, é composto por um time motivado e incansável de especialistas, sempre antenados e buscando soluções que garantam aos nossos alunos um ensino de excelência.

As aulas são principalmente expositivas e elaboradas com ênfase na comunicação oral. As atividades podem variar entre leitura em voz alta, repetição oral, expansão de diálogos, simulação, jogos, dramatização, pequenos monólogos, debates, projetos etc. A interação pode variar entre tarefas individuais, em dupla, em grupo ou toda a classe, dependendo do foco da aula.

O conteúdo do curso é trabalhado de forma cíclica, a partir de uma sequência metodológica, que obedece a quatro etapas básicas:

a) ABSORB – Fase de apresentação e absorção do conteúdo – esta fase pode ocorrer a partir de aulas expositivas, palestras, workshops e por diversos meios, como aulas em áudio, podcasts, vídeo;

b) DO – Fase de manipulação da linguagem estudada – esta fase pode ocorrer em forma de tarefas comunicativas, atividades e exercícios orais e escritos que levem o aprendiz a observar novos padrões de significado na língua-alvo;

c) CONNECT– Fase em que o conteúdo é internalizado de forma individual – esta fase pode ocorrer a partir de pequenos projetos ou tarefas comunicativas, com a finalidade de conectar o conteúdo estudado à vida pessoal, acadêmica e profissional do aprendiz;

d) TEST– Fase de avaliação da aprendizagem – esta fase é usada para se checar o conhecimento atual do aprendiz e pode ocorrer de diversas maneiras: em forma de teste oral ou escrito, apresentações etc. O resultado desta fase irá nortear os rumos e determinar ações de remediação e replanejamento do estágio.

Vale ressaltar que a as etapas acima não pressupõem que a aprendizagem ocorra de forma linear, ou seja, por acúmulo de conteúdo, um após o outro. A aprendizagem ocorre de diversas maneiras, por vezes até de forma caótica, porém, isto não quer dizer que o ensino não possa ser planejado de maneira lógica e organizada.

16. Quais são as atividades típicas usadas nas aulas?

As atividades das aulas são voltadas, prioritariamente, para a habilidade de comunicação oral. Exemplos de atividades de aula são:

a) Warm-up activities (Atividades de aquecimento)

Objetivos: preparar o ambiente e sintonizar os alunos para a prática do idioma; revisar conteúdo;

b) Song activities (Atividades com música)

Objetivos: expor o aprendiz ao inglês oral; expor o aprendiz às palavras novas e expressões coloquiais; expor o aprendiz aos sons e características de pronúncia do inglês falado; proporcionar discussões culturais; motivar e criar um clima de relaxamento na aula;

c) Video activities (Atividades com vídeo)

Objetivos: expor o aprendiz ao inglês oral; explorar vocabulário a partir de imagens; proporcionar discussões culturais a partir de imagens; motivar e criar um clima de relaxamento na aula;

d) Coursebook activities (Atividades do livro didático)

Objetivos: proporcionar ao aprendiz a oportunidade de seguir um plano de ensino com começo, meio e fim; oferecer a possibilidade de revisão e antecipação do conteúdo do curso entre uma aula e outra; fornecer material impresso e em áudio adequado ao nível do aprendiz; oferecer momentos de testes formais escritos e orais;

e) Situational dialogues & role-play (Diálogos situacionais e simulações)

Objetivos: expor o aprendiz a situações típicas de comunicação em inglês; oferecer oportunidade de o aprendiz usar o que aprendeu, expandindo e refinando o repertório estudado;

f) Language exploration (Exploração da linguagem)

Objetivos: identificar, refletir, treinar e expandir padrões de vocabulário, de gramática e de pronúncia em inglês;

g) Reading aloud (Leitura em voz alta)

Objetivos: treinar pronúncia, entonação, ligação, tonalidade, ritmo, projeção da voz; oferecer a possibilidade de o professor observar em que áreas de pronúncia os aprendizes precisam melhorar;

h) Dictation (ditado)

Objetivos: treinar e testar os conhecimentos de compreensão auditiva, pronúncia, escrita e leitura em inglês;

i) Error analysis (Análise de erros)

Objetivos: oferecer a oportunidade de o aprendiz identificar, corrigir ou oferecer alternativas para erros comuns em inglês; promover reflexão sobre a causa de erros típicos.

j) Graded reading (Leitura por níveis)

Objetivos: promover o desenvolvimento de leitura em inglês; promover a consolidação de padrões de vocabulário, gramática e pronúncia, a partir de textos nivelados em inglês; treinar pronúncia em voz alta em inglês;

k) Games and plays (Jogos e brincadeiras)

Objetivos: oferecer momentos de prática oral do idioma de forma lúdica; revisar conteúdo estudado; Exemplos: hangman, bingo, boardgame, 20 questions, Simon says.

l) Homework (Tarefa de casa)

Objetivo: oferecer prática extra e promover a fixação do conteúdo estudado em aula.

m) Language tasks and projects (Tarefas e projetos)

Objetivos: propiciar momentos de prática do idioma com foco em tarefas e projetos do cotidiano; criar momentos de conexão entre o que está sendo ensinado e a vida pessoal, profissional ou acadêmica do aprendiz; propiciar momentos de reflexão, pesquisa e apresentação de resultados em inglês.

n) Language tests and exams (Testes e exames)

Objetivos: oferecer ao aprendiz a oportunidade de testar seus conhecimentos sobre o conteúdo estudado em inglês; oferecer a oportunidade de o aluno e o professor avaliarem os rumos da aprendizagem e fazerem possíveis alterações, revisões ou remediações;

17. Quais são os papéis e obrigações do professor?

O professor tem por funções básicas:

  • ser pontual;
  • preparar as aulas;
  • conduzir as aulas;
  • tirar dúvidas;
  • dar feedbackao aluno com relação ao seu desempenho no curso;
  • oferecer auxílio naquilo que o estudante tem dificuldade;
  • ter responsabilidade.

É importante destacar que a função do seu professor não se restringe apenas à regência das aulas. Entre uma aula e outra, o professor estará sempre pesquisando e preparando atividades de ensino na tentativa de facilitar e otimizar a sua aprendizagem do idioma.

18. Quais são os papéis e obrigações do aluno?

Para que a aprendizagem ocorra, tanto o professor quanto o aluno devem cumprir bem os seus papéis. As funções básicas do aluno incluem:

  • organizar o seu tempo para estudar – de 20 a 30 minutos diariamente, no mínimo;
  • ter e utilizar todos os materiais didáticos e acesso aos recursos oferecidos pelo curso;
  • frequentar as aulas;
  • ser pontual;
  • ter participação ativa (fazer perguntas quando não entende algo, mostrar disposição para aprender, tentar usar o que já aprendeu em inglês);
  • acatar as recomendações do professor;
  • ter responsabilidade.

19. Posso usar o celular durante as aulas?

Não. O uso de telefone celular é proibido durante as aulas. Porém, se você estiver esperando uma importante ligação ou receber uma ligação de emergência, peça licença para o professor e atenda a ligação fora da sala de aula.

20. Terei aulas sempre com o mesmo professor em todos os estágios?

Não. A escolha do professor para cada estágio depende de critérios internos da escola. Além disso, a escola privilegia o rodízio de professores, ou seja, a metodologia prevê que os alunos devam ter uma experiência múltipla em relação aos estilos e sotaques dos professores, evitando-se, assim, uma dependência negativa entre o professor e a turma.

21. Existe reposição de aula cancelada?

Só haverá reposição de aula se o cancelamento da aula for feito pela escola.

22. Caso eu falte na aula, poderei marcar reposição?

Como regra geral não, a menos que você apresente atestado médico ou documento que comprove motivo legal da falta.

23. Qual é a política de cancelamento de aulas para o Programa JET V.I.P.?

As aulas do Programa JET V.I.P. só poderão ser canceladas com, no mínimo, 24hrs de antecedência e a reposição de aulas se dará mediante disponibilidade de horários e salas da unidade.

24. Haverá aula em dia de chuva ou no inverno?

Sim. As aulas somente poderão ser canceladas em caso de acordo prévio entre a escola, professor e alunos. As aulas serão canceladas, também, em casos de acidentes e catástrofes naturais, obviamente.

25. Como funciona a avaliação? Quais são os critérios de avaliação?

A avaliação é obrigatória a todos os alunos. Ela é constituída de três etapas (Simulado, Avaliação, Resultados da Avaliação) e ocorre em dois momentos formais durante o estágio: Avaliação Intermediária e Avaliação Final. Ambas as avaliações estão previstas no Calendário Acadêmico; portanto, você deve ficar atento e se organizar para essas datas. As avaliações são compostas pelos seguintes instrumentos:

Frequência: compulsória, ou seja, caso você não tenha frequência igual ou superior a 75% das aulas, não poderá participar das avaliações;

Escrito: composto por Teste A e Teste B;

Oral: composto por nota de 0-30 aferida pelo professor da turma, mais teste oral (0-15) aplicado por um examinador;

Conceito: composto por um conjunto de 10 pontos;

Média (1): representa a soma do Teste Escrito (1) + Oral (1) + Conceito (1).

Média (2): representa a soma do Teste Escrito (2) + Oral (2) + Conceito (2).

Resultado: representa a média final (Média (1) + Média (2) dividida por 2). O aluno deve obter média final igual ou superior a 70 pontos para ser considerado aprovado no estágio;

26. Caso eu perca a avaliação, poderei fazê-la em outro dia?

Sim, você poderá fazer os Testes SUB (Escrito e Oral) na Semana de Resultados das Avaliações, após pagamento da taxa de SUB.

27. Caso eu seja alocado em uma turma em andamento, terei que fazer aulas de reposição?

Isso depende do resultado do seu teste diagnóstico e período  de ambientação. Caso o professor perceba a necessidade de aulas de reposição, ele determinará quais as unidades didáticas você deve cobrir e designará um professor ou monitor para lhe dar essas aulas.

28. O que acontece caso um aluno danifique algum material da escola ou de terceiros no âmbito da escola?

Neste caso, o aluno deverá arcar com os prejuízos ou danos causados. Caso o aluno seja menor de idade, o seu responsável legal deverá arcar com os prejuízos, conforme estipulado no Contrato do Aluno.

29. O que acontece caso um aluno apresente problemas de indisciplina?

A escola reserva-se o direito de advertir verbalmente o aluno que apresentar comportamento inadequado ou antissocial nas dependências da escola. Em caso de reincidência, a escola reserva-se o direito de cancelar o contrato do aluno, aplicando-lhe multa no valor de 03 (três) mensalidades do estágio vigente.

30. O curso oferece certificado de conclusão?

Sim. Ao final de cada trilogia ou série, o aluno recebe um certificado de conclusão, constando de informações referentes ao seu aproveitamento do curso.

31. O curso segue um calendário letivo?

Sim. O calendário está disponível no site da – calendário letivo. É muito importante verificar as datas previstas de aulas, semana de simulados, semana de avaliação, semana de resultados da avaliação e férias escolares.

32. Quanto tempo leva para eu começar a falar inglês?

Com a nossa metodologia, desde a primeira aula você já sai falando inglês, pois já aprende a se apresentar em inglês, entre outras situações. No estágio básico, você já vivencia situações cotidianas, que o preparam para a vida real.

33. Em quanto tempo vou falar inglês fluentemente?

Bem, alguns estudiosos da área de aquisição de línguas estipulam o número aproximado de 1.200 horas de exposição ativa à língua para que uma pessoa possa ser considerada totalmente fluente no idioma. Ou seja, 1.200 horas de exposição em que a pessoa estuda e usa o idioma. O curso cobre boa parte dessas horas de instrução, porém você terá que cobrir o restante de forma autônoma, fazendo as tarefas e estudando em casa, dedicando o máximo de tempo em contato com o idioma. Claro que essas horas são hipóteses e há muitos fatores, como motivação e interesse individual, oportunidade de usar o inglês etc. que podem tornar essa jornada bem mais curta. O importante é não cair na ingenuidade de imaginar que vai aprender uma língua estrangeira em duas semanas. A melhor dica é curtir cada estágio e buscar a oportunidade de usar o idioma em situação real, seja com o professor, com os colegas, na Internet e nos nossos Programas de Intercâmbio.

34. O que devo fazer para aprender inglês?

Para um ótimo aproveitamento das aulas de inglês, é importante que o aprendiz tenha consciência e sempre busque se lembrar dos seguintes fatores:

Procure estar sempre motivado

Motivação – esse é um fator determinante para o sucesso em qualquer área, seja na vida pessoal, profissional ou acadêmica. A motivação pode vir de um desejo pessoal interno (motivação intrínseca) de aprender um idioma e poder viajar, conversar com as pessoas, fazer amizade, ler algo no idioma original etc. A motivação pode vir por conta de uma cobrança externa, como a condição de aprender inglês para poder ser promovido de cargo em uma empresa, ou a necessidade de saber um idioma para realizar um teste (vestibular, exame de proficiência em cursos de mestrado e doutorado, concursos etc.). É importante identificar o que o motiva a aprender inglês.

Para um ótimo aproveitamento das aulas de inglês, é importante que o aprendiz tenha consciência e sempre busque se lembrar dos seguintes fatores:

a) Procure estar sempre motivado

Motivação – esse é um fator determinante para o sucesso em qualquer área, seja na vida pessoal, profissional ou acadêmica. A motivação pode vir de um desejo pessoal interno (motivação intrínseca) de aprender um idioma e poder viajar, conversar com as pessoas, fazer amizade, ler algo no idioma original etc. A motivação pode vir por conta de uma cobrança externa, como a condição de aprender inglês para poder ser promovido de cargo em uma empresa, ou a necessidade de saber um idioma para realizar um teste (vestibular, exame de proficiência em cursos de mestrado e doutorado, concursos etc.). É importante identificar o que o motiva a aprender inglês.

b) Ouça inglês todos os dias

Audição – esta é, sem dúvida, a principal habilidade a ser trabalhada. É por meio da compreensão auditiva que você será exposto à linguagem da conversação. Para saber como dizer algo em inglês, você terá que ouvir muita conversação. Só assim você irá adquirir um bom vocabulário, gramática e pronúncia de maneira natural. Uma ótima dica é baixar o aplicativo gratuito de áudio da JET chamado JET AUDIOS (GooglePlay e AppStore) no seu smartphone, assim como podcasts baixados de sites da Internet para ouvir em todos os momentos possíveis. Podemos ouvir inglês enquanto esperamos numa fila de banco, no carro, lavando a louça, enquanto fazemos uma caminhada, no ônibus etc.

c) Descubra estratégias para aprender melhor

Habilidades, estratégias e ferramentas de estudo: é muito importante também que o aprendiz descubra as habilidades que possui para aprender línguas, assim como as estratégias que pode usar para facilitar o processo de aprendizagem. Possuir e fazer uso do material básico de aprendizagem também é essencial. Todo aprendiz deve saber usar um dicionário, fazer os exercícios do livro, revisar a matéria, ouvir os CDs de áudio etc. Na JET, os alunos aprendem tudo isso por meio do Programa especial JET Fusion.

d) Procure um bom lugar para estudar

Ambiente propício para o estudo: é muito importante também saber escolher o ambiente de estudo. O ambiente de estudo deve ser confortável (mas não a ponto de dar sono!), bem arejado, bem iluminado, silencioso e de preferência distante da família ou amigos.

e) Tenha metas e objetivos realistas

Metas: é sempre bom traçar metas para que você possa sentir se está progredindo. As metas podem ser diárias, semanais ou mensais. Por exemplo, quantas palavras e expressões você espera aprender em um mês? Em quanto tempo espera poder ler com confiança um artigo na sua área acadêmica ou profissional?

35. Qual é o meu nível de inglês?

Nível é algo muito subjetivo. Geralmente usamos o termo ‘nível’ para estipularmos a duração de um curso. Nível no sentido de domínio de uma língua deve ser estabelecido sob duas condições: abrangência e profundidade. Por exemplo, para muitas pessoas o importante é saber conversar sobre vários assuntos (abrangência). Para outras pessoas, o mais importante é saber falar em detalhes sobre uma única área ou tópico (profundidade). O nível de uma pessoa só pode ser estabelecido com relação a uma situação ou necessidade específica, em que ela se encontra.

36. Qual é a qualificação acadêmica e profissional do meu professor para lecionar?

Todos os nossos professores, tanto nativos quanto não-nativos, são formados pelo Programa JET de Treinamento de Professores. Além disso, muitos dos nossos professores possuem experiência ou vivência internacional, certificados internacionais de proficiência, assim como graduação e pós-graduação nas áreas de Letras e Linguística.

37. O curso vai me preparar para tirar um certificado internacional de proficiência?

Sim, a partir dos estágios regulares o curso prepara e encaminha os aprendizes para prestarem certificados internacionais de proficiência, tais como FCE (Cambridge First Certificate in English), CAE (Cambridge Certificate of Advanced English), CPE (Cambridge Proficiency in English), TOEFL, TOEIC e IELTS.

38. Como é feito o pagamento do estágio?

Mediante contrato anual, o pagamento do estágio pode ser feito à vista, com desconto, ou dividido em parcelas e datas fixas.

39. A escola envia comunicados ou recados importantes para os alunos ou pais de alunos menores? Quais são os canais de comunicação utilizados?

Sim. Periodicamente a escola envia comunicados e recados importantes por meio de mensagens eletrônicas e telefonemas, conforme os dados cadastrados no Contrato do Aluno. Assim, é de extrema importância que você mantenha a escola informada sobre qualquer alteração no seu endereço, telefone, whatsapp ou e-mail.

40. Tenho que pagar a mensalidade mesmo nos meses em que tenho poucas ou nenhuma aula?

Na verdade, você não paga mensalidades, mas, sim um número fixo de parcelas do seu estágio (80 horas-aula) que a escola lhe oferece no ato de assinatura do seu Contrato. Lembre-se de que ao renovar o seu contrato você poderá optar por pagar o estágio à vista, em 06 (seis) vezes, em 09 (nove) vezes, ou em 12 (doze) vezes. A escola oferece a escolha de parcelas para facilitar o pagamento.

41. Como faço para reservar a minha vaga?

A reserva de vaga para alunos novos poderá ser feita mediante solicitação na secretaria. A reserva tem duração de 48 horas, intervalo no qual o aluno deve fazer sua inscrição. Caso você já seja um aluno JET, a sua vaga fica reservada no período determinado para rematrícula.

42. O que preciso para fazer a minha inscrição no curso?

Você precisa de um documento de identidade, comprovante de endereço, telefone e dados para pagamento da sua inscrição. Caso você seja menor de idade, os seus pais ou responsável legal deverão apresentar tais documentos e assinar o contrato.

43. O que faço caso precise interromper ou cancelar o estágio?

O cancelamento de inscrição no estágio somente poderá ser feito pessoalmente, por solicitação escrita pelo assinante do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais ou compulsoriamente pelo líder da unidade, seja por conveniência pedagógica, didática ou disciplinar. Se o cancelamento for solicitado antes do início da prestação de serviço, será feita a devolução das parcelas pagas pelo aluno, com exceção de taxas administrativas e descontos promocionais. Para o cancelamento solicitado após o início das aulas, independentemente da frequência  do aluno em sala de aula, todas as prestações devidas até a data (mês) de solicitação deverão estar quitadas, assim como multas e taxas previstas em Contrato.

44. Eu tenho que pagar taxa de matrícula?

Não. Na JET você não precisa pagar taxa de matrícula.

45. O que faço caso perca o meu carnê ou boleto de pagamento?

Caso você perca o seu carnê ou boleto de pagamento, você poderá solicitar segunda via do documento mediante pagamento de uma taxa estipulada pela unidade.

46. Quais são as formas disponíveis de pagamento do meu estágio?

Você tem as opções de pagamento do estágio à vista, em 6x, em 9x ou em 12x, com descontos ou promoções correspondentes ao plano escolhido.

(    ) Não estou de acordo.

(    ) OK. Li, estou satisfeito e ciente das Normas e Regulamentos da Escola.

………………………………………………………………..       ………………………………………           ………………………………

(nome / assinatura)                                           (local)                                              (data)

 

Assinar

JETCast

Ou assine com seu app favorito usando o endereço abaixo

 

 

 

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on TumblrPin on Pinterest

Você também pode gostar...