Curiosidades: Dias da semana em inglês

Já parou para se perguntar o significado dos dias da semana em inglês? Provavelmente já, mas muita gente não sabe que os dias da semana surgiram com base em números e planetas e foram alterados conforme a religião ou motivos seculares. No inglês alguns nomes derivam de deuses Anglo-saxões.

Confira o significado específico de cada um:

Sunday: vem de Sunnandæg do inglês arcaico. Esse é bem literal – Dia do Sol que originou do latim Dies Solis.

Monday: Também originado do inglês arcaico Mōnandæg, é uma modificação de Moon Day (Dia da Lua) e que também origina do latim Dies Lunae.

Tuesday: outra derivada do inglês arcaico Tiwesdæg, significa Dia do Tiw – também conhecido por Tew, Tyr e Tywar – um deus da guerra na mitologia norueguesa. Tuesday também se baseia no latim Dies Martis – Dia de Marte – deus da guerra romano.

Wednesday: mais uma originada do inglês arcaico Wōdnesdæg, significa o dia do deus Germânico Woden – mais conhecido como Odin – um proeminente deus dos Anglo-Saxões. Wednesday é baseado no nome latim Dies Mercurii – Dia de Mercúrio – Woden’s Day em inglês.

Thursday: Também oriunda do inglês arcaico Þūnresdæg, significa dia do Þunor, conhecido como Thor – deus dos trovões na mitologia norueguesa e no paganismo germânico. Thursday é baseado no nome Dies Iovis, do Latim, “Dia de Júpter” (Thor’s day).

Friday: novamente do inglês arcaico Frigedæg, significa Dia de Frige (Freya’s day) – deusa germânica da beleza. É uma adaptação do latim Dies Veneris (Dia de Vênus). Frige era a deusa nórdica do amor, correspondente a Vênus da mitologia romana.

Saturday: originado de Sæturnesdæg, que em latim significa Dies Saturni (Dia de Saturno).

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on TumblrPin on Pinterest

Você também pode gostar...