Dia Internacional das Mulheres

No dia 08 de março celebramos o Dia Internacional da Mulher.

Copenhague, 1910. VIII Congresso da Internacional Socialista: na frente, Alexandra Kollontai e Clara Zetkin.

A ideia de se criar essa data, celebrada praticamente no mundo todo, teve início lá no final do século XIX e início do século XX, com os movimentos femininos nos Estados Unidos e Europa por melhores condições de vida e trabalho e pelo direito de voto. A partir de então, principalmente entre as décadas de 10 e 40, no período entre fevereiro e março, ocorriam celebrações, marchas e protestos em prol das mulheres, principalmente nos países europeus comunistas. Em 1975 a ONU (Organizações das Nações Unidas) designou o dia 08 de março como o Dia Internacional da Mulher, com o objetivo de lembrar e incentivar as conquistas sociais políticas e econômicas das mulheres.

Protesto do grupo feminista FEMEN contra a exploração sexual das mulheres ucranianas, em 8 de março de 2010.

Desde então, passados mais de 40 anos, as mulheres vêm conquistando cada vez mais espaços na sociedade. Muitas delas são chefes de família, ocupam cargos de supervisão e gerência, têm seu próprio empreendimento e conquistaram espaços antes só ocupados pelos homens. Infelizmente ainda há diferenças salariais e preconceitos em algumas áreas sociais e econômicas.

Frida kahlo, artista mexicana e símbolo do movimento feminista.

Quem sabe num futuro próximo o Dia Internacional das Mulher não precise mais ser celebrado pelo fato das mulheres terem conquistado a igualdade plena em relação aos homens! Essa é nossa torcida, porque elas já provaram que são capazes de tudo e mais um pouco! Feliz Dia Internacional da Mulher!

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on TumblrPin on Pinterest

Você também pode gostar...