Dia da Independência do Brasil

Dia da Independência (também chamado Dia da Independência do BrasilSete de setembro e Dia da Pátria) é um feriado nacional do Brasil celebrado no dia 7 de setembro de cada ano.

A data comemora a Declaração de Independência do Brasil do Império Português no dia 7 de setembro de 1822. Em cena histórica famosa às margens do Riacho Ipiranga, D. Pedro, príncipe regente na época, declarou a independência, pondo fim aos 322 anos do domínio colonial exercido por Portugal.

Um mês depois, em 12 de outubro de 1822, D. Pedro foi aclamado imperador e, em 1º de dezembro, coroado pelo bispo do Rio de Janeiro, recebendo o título de Dom Pedro I. As províncias da Bahia, do Maranhão e do Pará, que tinham juntas governantes de maioria portuguesa, só reconheceram a independência em 1823, depois de muitos conflitos entre a população local e os soldados portugueses.

No Brasil

O Dia da Independência é marcado por desfiles patrióticos na maioria das cidades brasileiras. O mais famoso deles ocorre em Brasília, na Esplanada dos Ministérios, sob a presença do Presidente da República.

Desfiles similares ocorrem em todas as capitais estaduais, sob a presença dos respectivos governadores, e em várias outras cidades em todo o país.

No exterior

Em Nova York, nos Estados Unidos, o evento Brazilian Day ocorre todos os anos para celebrar o Dia da Independência do Brasil. O ponto central do evento é um show que já conta com a participação de diversos artistas famosos. O evento reune, em média, cerca de um milhão e meio de espectadores, de acordo com estimativas da polícia local.

 Fonte: Wikipédia

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on TumblrPin on Pinterest

Você também pode gostar...